A Adoção de Filhos – Segundo a Bíblia

Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, (Aba; no original, Pai) Pai (Romanos 8:15).

A palavra adoção, usado pelo apostolo Paulo, veio do idioma grego (HUIOTHESIA), que significa uma pessoa ser recebida na família e ser legitimamente reconhecida com todos os direitos de um filho herdeiro. O que foi adotado passa a ser filho legítimo, sob o ponto de vista legal. Agora em termos teológicos podemos dizer que a adoção e o ato livre da graça de Deus pelo qual depois da justificação e renovados pela fé me Cristo Deus nos torna seus filhos.

Somos assim recebidos na família de Deus, feitos não somente seus filhos, mas também herdeiros com Cristo. Veja o que a bíblia diz: Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados (Rm 8:17). A saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho (Ef 3:6).

Ser filhos de Deus

Existem duas maneiras pelas quais a Bíblia trata o nosso relacionamento com Deus em termos de filiação. Como nascidos de novo, regenerados, e como adotados.

Filhos por regeneração:

Acontece quando ao cremos em Jesus como nosso Salvador e o recebemos em nosso coração, o Espírito Santo age pela Palavra e a faz produzir no homem uma nova criatura, com uma nova natureza, uma natureza segundo Deus. Vejamos na Palavra de Deus: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (Jo 1.12-13). E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; {criatura; ou criação} as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas (2 Co 5.17)

Filhos por adoção: Esta é a outra maneira que Deus nos recebe como filhos, por adoção. Vejamos os significados espirituais do termo:

Aplicado a Israel: São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas (Rm 9.4). O vocábulo é usado no sentido espiritual de haver Deus adotado aquela nação. É neste sentido que o apostolo Paulo discorre sobre o povo escolhido até o capítulo onze.

Aplicado aos crentes:

Quando somos adotados por Deus recebemos uma nova posição em relação a Deus. Esta relação se torna agora a relação entre Pai e filhos. A Bíblia diz: Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus (Gl 3: 26). Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é (1 João 3:2).Portanto entenda que a adoção te faz legitimo filho de Deus. Com direto a todas as promessas de Deus para sua vida. É bem certo que algumas promessas do antigo testamento são exclusivas a Israel. Como povo eleito também por Deus e se aplica a eles, mas isso não desconsidera a grande participação que temos nas maravilhosas bênçãos de Deus. Assim sendo a maior delas a nossa Salvação.

A adoção em três tempos
A adoção deve ser entendida em três tempos:
Um tempo passado:

A qual está inclusa no plano eterno de Deus e revela sua presciência. Vejamos alguns textos: Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos (Rm 8:29-30). E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade (Ef 1:5).

Não quero com este assunto de modo algum ensinar a doutrina da predestinação. Onde se interpreta que Deus destina uns ao inferno e outros ao céu. Não e nada disso que discorremos aqui. E sim a grandeza de Deus em saber os acontecimentos futuros.

Um tempo presente:

Este quando somos salvos. Este sim determinamos o tempo presente da adoção. Pela fé o crente toma posse da benção já planejada por Deus e executada pelo filho Jesus Cristo. A Bíblia diz: Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa. ( Gl 3. 26-30).

Um tempo futuro:

O tempo futuro refere-se a glorificação do crente. Quando este tiver o corpo transformado em um corpo incorruptível, na ressurreição. Então assim quero fazer entender que quando somos adotados por Deus, somos conduzidos à verdadeira posição de filhos de Deus. Sem nenhuma falta ou dúvida. Creia nisto e nunca tenha uma dúvida sequer a este respeito. Veja estas passagens na Bíblia para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos (Gl 4:5).

nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade (Ef 1:5).

serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso (Cr 6:18).

Um relacionamento de filhos:

Uma vez adotados por Deus, deixamos a velha família e passamos a fazer ou ter parte de uma nova família. Somos agora cidadãos celestiais. Temos uma família aqui na terra que a nossa parte integral como seres humanos e temos uma família celestial composta por muitos irmãos reunidos ao corpo de Cristo em todos os ligares.

Passamos de fato a ser filhos de Deus ainda que a aparência física não o demonstre. Somos participantes de maneira integral da família de Deus. A realidade espiritual e incontestável. A Palavra do Senhor nos diz: Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é (1Jo 3.2).

O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16).

Alguns resultados da adoção devem ser observados:

Somos libertos da escravidão da lei:

A lei escraviza e traz temor. Quando recebemos a adoção, acaba a escravidão e o medo. Passamos de desgarrados a filhos de Deus. Somos livres em Cristo, portanto nenhuma condenação há mais para aqueles que estão em Cristo Jesus. Por meio dEle somos reconciliados e tratados na condição de filhos de Deus. A Bíblia nos diz: Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito (Rm 8. 1-4).

Somos feitos herdeiros de Deus:

Deus é um Pai formidável e dono de insondáveis riquezas. Nós temos um conhecimento muito limitado de tudo aquilo que Deus tem para nós. Mais e nosso direito tomar posse de tudo aquilo que o Senhor nos oferece gratuitamente. Segundo muitos estudiosos da Bíblia ela contém mais de três mil promessas de bênçãos pra nós, os filhos de Deus. Somos co-herdeiros com cristo de todas elas. por isso tomemos posse de tudo o que é nosso. Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! (Rm 11.32)

Se você aceitou Jesus como seu salvador pessoal e Senhor com certeza muita coisa já mudou em sua vida. Uma delas e que você foi recebido como filho de Deus. No sentido verdadeiro da Palavra quero dizer que você é um filho de Deus agora. O espírito de Deus te guiará a toda verdade que está na Palavra de Deus para que você possa tomar posse de tudo que Jesus conquistou para você na cruz do calvário. Através de sua morte e ressurreição. Em Cristo você é mais que vencedor.

Deixe um comentário